Notice: Use of undefined constant DS - assumed 'DS' in /web/php/a1e3/templates/circuito/html/com_content/article/default.php on line 43

Notice: Use of undefined constant DS - assumed 'DS' in /web/php/a1e3/templates/circuito/html/com_content/article/default.php on line 44

Notice: Use of undefined constant DS - assumed 'DS' in /web/php/a1e3/templates/circuito/html/com_content/article/default.php on line 44

Notice: Use of undefined constant DS - assumed 'DS' in /web/php/a1e3/templates/circuito/html/com_content/article/default.php on line 44

Notice: Use of undefined constant DS - assumed 'DS' in /web/php/a1e3/templates/circuito/html/com_content/article/default.php on line 44

Figurinista de grandes séries e filmes brasileiros participa de oficina no Horizonte Sebrae

Beth Filipecki vai estar ao lado da figurinista mineira Sayonara Lopes no projeto Filme-Escola da cineasta Elza Cataldo

A terceira oficina do projeto Filme-Escola, coordenado e idealizado pela cineasta Elza Cataldo, terá como tema o Figurino e contará com a participação da figurinista carioca Beth Filipecki e da mineira Sayonara Lopes.

Direcionada a figurinistas, estilistas e estudantes a oficina irá trazer à tona conteúdos importantes desta área cinematográfica, como a definição do figurino a partir da análise dos personagens principais e coadjuvantes de um filme; o estudo de tecidos e paletas de cores e a elaboração de desenhos e técnicas de planejamento e confecção de figurino. O filme “As Órfãs da Rainha”, de Elza Cataldo, será utilizado como exemplo prático da oficina.

Reconhecida figurinista, Beth Filipecki é formada em cenografia e indumentária pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Há cerca de 30 anos, tem criado regularmente ambientações e figurinos para montagens teatrais, programas de televisão e para cinema. Nascida em Santanésia, no interior do Rio de Janeiro, começou a carreira nos anos 80 e, logo no início, assinou o figurino e a caracterização de montagens do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como A viúva alegre (1982) e Madame Butterfly (1983). Nos anos 80 foi levada para a televisão, e se fez notar principalmente nas minisséries O tempo e o vento (1985), O primo Basílio (1988) e Os Maias (2001). A experiência em reconstituições de época se soma ao trabalho com temáticas urbanas e atuais, cujos figurinos fizeram sucesso junto ao público, como Renascer (1993), de Benedito Ruy Barbosa; Por Amor (1997), de Manoel Carlos; Senhora do Destino (2004), de Aguinaldo Silva e Cobras e Lagartos (2006), de João Emanuel Carneiro. Em 2007, voltou a trabalhar em uma novela de época, Eterna Magia, de Elizabeth Jhin, ambientada nas décadas de 1930 e 1940. Beth Filipecki também foi responsável pelo figurino das minisséries Capitu (2008) e Afinal, o Que Querem as Mulheres? (2010), de Luiz Fernando Carvalho.

A partir de 97, sua experiência no teatro e na televisão despertou o interesse de profissionais de cinema que a convidaram para desenhar figurinos e ambientações em filmes como Guerra de Canudos (1997), de Sérgio Rezende, Lavoura arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho, Se eu fosse você (2006), de Daniel Filho, e Brasília 18% (2006), de Nelson Pereira dos Santos.

Formada em moda pela UFMG, Sayonra Lopes trabalha na área desde a década de 80. Com vasta experiência em criação e reconhecida empresária do ramo, Sayonara inicia sua carreira como figurinista no teatro e cinema e entre seus principais trabalhos estão: o Ciclo de Acontecimetos Dramáticos BH; os espetáculos O Vaqueiro e o Bicho Frouxo e É ou Noé, da Companhia de Teatro Paulista Pia Fraus; as óperas Norma di Bellini (Palácio das Artes, 2017), Romeu & Julieta (Palácio das Artes, 2016), Lucia di Lammemoor (Palácio das Artes, 2015) e os filmes da diretora Elza Cataldo, Vinho de Rosas (Longa Metragem), A Santa Visitação (Documentário), O Crime da Atriz (Curta Metragem), Lunarium, Retratos em Azul ( Curta Metragem ), Ouro Branco (Curta Metragem) e A Má Noticia (Curta Metragem).

A oficina será realizada entre 18 e 21 e 25 e 26/07. Além disso, a oficina terá consultorias individuais do dia 27/07 a 09/08. Ainda estão previstas as oficinas de Trilha Sonora e Produção Executiva. A carga horária de cada oficina inclui um momento teórico e expositivo e outro de consultoria individual para cada participante.

Elza Cataldo é cineasta reconhecida

Elza Cataldo é diretora, produtora e roteirista. Formada em Cinematografia pela Universidade de Nanterre e Doutora pela Sorbonne, França, foi também professora e pesquisadora pela Universidade Federal de Minas Gerais. Exibidora de cinema em Belo Horizonte. Consultora do ISVOR/FIAT sobre o tema Storytelling. Palestrante e professora da Fundação Dom Cabral sobre estruturas narrativas. Consultora do Programa Bahia Criativa (Minc/Secult) para desenvolvimento de roteiro. Consultora da Casa da Economia Criativa/ SEBRAE para projetos audiovisuais.

Além de produzir e dirigir os filmes da produtora Persona Filmes, como "Vinhos de Rosas" e "O Crime da Atriz", coproduziu os filmes de longa metragem “A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença, e “Meu Pé de Laranja Lima”, de Marcos Bernstein. Foi ainda coordenadora do Laboratório CINEPORT de Roteiros e hoje é líder do Núcleo Criativo de roteiros da produtora Brokolis do Brasil.

Serviço

Filme-Escola
Oficina de Figurino

Datas: 18 a 21 e 25 e 26/07, consultorias entre 27/07 e 09/08.
Horário: 13h às 17h
Investimento: R$ 400,00
Vagas limitadas

Local: Casa da Economia Criativa do Sebrae Minas
Rua Santa Rita Durão, 1275 / Savassi, BH-MG
Inscrições e informações para o público:
(31) 3285-2622 ou 0800 570 0800

0
0
0
s2smodern
powered by social2s