Circuito Liberdade apresenta a programação cultural de agosto

Em agosto, a programação dos espaços do Circuito Liberdade está repleta de novidades. Eventos, oficinas, bate-papos e atrações diversas. O Circuito também conta com exposições de longa duração e programações acessíveis para pessoas com deficiência.

Em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, o Circuito Liberdade receberá uma extensa programação focada na temática “Cozinha e Cultura Alimentar”. Mesas redondas com temas como “Sistemas agrícolas como Patrimônio Cultural”, exposições de fotografias sobre a gastronomia mineira, rodas de conversas com os temas “O Patrimônio Imaterial e a festa na mesa: sociabilidade, rituais e alimentação”, "Queijo de Minas: saberes locais e o patrimônio cultural" e “Tradição e Renda: Redes locais e as possibilidades de desenvolvimento social”, além de performances artísticas, feiras gastronômicas e visitas guiadas estarão presentes ao longo de uma semana.

A programação completa do Dia do Patrimônio estará disponível em breve.

A Academia Mineira de Letras realiza o seminário do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG com as especialistas Dra. Cláudia Maia, Dra. Ethel Mizrahy Cuperschmid e a Dra. Lucíola Macedo para falar do tema “Primo Levi 1919 – 2019”. Serão abordadas diversas temáticas das obras do químico e escritor italiano. Além disso, o espaço comemora os 50 anos da 1ª edição de “Fenomenologia da obra literária”, de Maria Luíza Ramos, doutora em Literatura Comparada pela Universidade de Paris VII. O objetivo da palestra é provocar uma reflexão sobre a importância da obra para os estudos de crítica literária no Brasil.

Dentre as atividades no Centro Cultural Minas Tênis Clube, a apresentação única da cantora Laura Carolina faz uma homenagem para o cantor e compositor Vander Lee, com Amor de Pai. Revivendo os clássicos de Elvis Presley, o espetáculo do The Concert traz referência ao talento da potência da voz e aos arranjos do cantor e rei do Rock da década de 1950. Na pegada dos clássicos, o espaço realiza o tributo à artista norte-americana Nina Simone, com as cantoras Alma Thomas e Ellen Oléria.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal oferece no mês de agosto o bate-papo e a gravação de podcast do programa Cinema&Ciência com o tema Animais Peçonhentos, com a participação de Renato Silveira e Raquel Gomes, do Cinematório, e a Profa. Giselle Agostini Cotta. O bate-papo discute filmes famosos que se relacionam com o tema, como Anaconda e Indiana Jones. No roda de conversa, o museu recebe a Aldeia Jabuticaba para tratar do assunto “A infância na literatura brasileira” que convida pais e educadores para refletir sobre a inserção da criança em grandes obras literárias brasileiras de autores como Guimarães Rosa, Fernando Sabino, Cora Coralina e Manoel de Barros.

Este mês acontece a IV Primavera Literária no Centro Cultural Banco do Brasil, uma festa do livro e da literatura que reúne mais de 40 editoras independentes e uma programação intensa de bate-papo com autores, oficinas, contação de histórias e palestras. Ainda no mundo literário, o espaço apresenta o espetáculo Nastácia, a história de uma personagem feminina capaz de atingir a dimensão humana e ética de Nastácia Filíppovna, heroína do romance “O Idiota”, de Dostoiévski. A peça retrata a objetificação da figura feminina na sociedade. Com entrada franca, a exposição Paul Klee - Equilíbrio Estável mostra mais de 100 obras do suíço, pintor e poeta, que transitou por diversos estilos, como o Cubismo, Expressionismo Alemão, Construtivismo e Surrealismo, mas que ainda assim, de maneira singular, alcançou sua própria identidade e expressão artística.

Atividades com temas diversos, a Casa Fiat de Cultura prepara ao público a exposição Beleza em Movimento que mostra a originalidade e a elegância visionária dos ícones do Design Italiano no século XX, diferenciando sua estética do resto do mundo. O evento ainda apresenta cinco importantes referências do design de automóveis, como o Casas Bertone e Zagato. Para intensificar e aprofundar sobre o assunto, o equipamento realiza o minicurso “História do Automóvel, uma paixão que atravessa o século XX”, que propõe uma discussão da cultura automobilística.

No Memorial Minas Gerais Vale, o Coral Jovem Sesc apresenta a percepção musical dos 60 jovens com idade entre 15 e 18 anos, sob o comando da maestrina Flávia Campanha. O museu no mês de agosto conta também com a palestra FAVELA - Formação e Potencialidades, que aborda aspectos da concepção das favelas em Belo Horizonte nos dias de hoje, que resiste em corromper os paradigmas atribuídos sobre o lugar, mostrando a sua potência na sociedade.

Comemorando os 50 anos da Coleção Mineiriana, a exposição Moda e Economia Mineira, chega à Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais trazendo obras de autores importantes que contam a trajetória da moda no estado. O evento conta com croquis e materiais produzidos por alunos do Curso de Moda da instituição FUMEC.

O Espaço do Conhecimento UFMG dá continuidade as atividades e oficinas relacionadas ao universo científico. Todos os sábados acontece a Observação Noturna do Céu e do Sol. Às terças e sextas, as exposições Energia em Movimento, Janela Lateral, Demasiado Humano e Astronomia Política: entre eclipses e cometas, estão disponíveis para o público, com a classificação livre.

Confira abaixo a programação completa dos espaços do Circuito Liberdade disponíveis neste mês de agosto:

 

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS:

Sessão da saudade de Ricardo Fiúza.

Quando: 02 de agosto – Sexta-feira, às 19h30

Seminário do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG na Academia Mineira de Letras com a Dra. Cláudia Maia, “Primo Levi, colecionador do imprevisível; Dra. Ethel Mizrahy Cuperschmid, “A química da inclusão” e a Dra. Lucíola Macedo, “Primo Levi: sonho, poesia e política”.  

Quando: 06 de agosto - Terça-feira, às 19h30

Dia do Patrimônio Cultural – Cozinha e Cultura Alimentar - Visita guiada: cozinha, copa e sala de jantar do Palacete Borges da Costa, com inscrições feitas pelo site da Academia

Quando: 14 de agosto – Quarta-feira, das 10h às 11h e das 14h30 às 15h30

Dia do Patrimônio Cultural – Cozinha e Cultura Alimentar - Palestra “Literatura e gozo impuro da comida” por Maria José de Queiroz, com Lyslei Nascimento

Quando: 14 de agosto – Quarta-feira, às 19h30

Biênio da Língua Portuguesa - Palestra "José Aparecido, e a Lusofonia" e recital "Vozes poéticas da lusofonia com Embaixador Lauro Moreira

Quando: 19 de agosto – Segunda-feira, às 19h30

24 – Sábado 20h - Abertura exposição “João das Neves, outro mundo é possível” com participação de Titani e o violonista Eládio

Quando: 24 de agosto - Sábado, às 20h

Exposição “João das Neves, outro mundo é possível”

Quando: 25 a 31 de agosto - Terça a sexta das 11h às 21h e aos sábados e domingos das 10h às 16h

 

Programa educativo: Formação de plateia com o escritor Eduardo Lucas

Quando: 26 de agosto – Segunda-feira, das 9h às 10h e das 14h às 15h

Teatro e Literatura, com o ator, diretor de teatro e gestor cultural Chico Pelúcio.

Quando: 27 de agosto – Quinta-feira, às 19h30

50 anos da 1ª edição de “Fenomenologia da obra literária”, de Maria Luíza Ramos, com Eneida Maria de Souza

Quando: 30 de agosto – Sexta-feira, às 19h30

___________________________________________________________________________

ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG

Exposição Demasiado Humano

Quando: Terça a sexta-feira e domingo, 10h às 17h; sábado, 10h às 21h

Classificação: livre

Exposição Janela Lateral

Quando: Terça a sexta-feira e domingo, 10h às 17h; sábado, 10h às 21h

Classificação: livre

Exposição Energia em Movimento

Quando: Terça a sexta-feira e domingo, 10h às 17h; sábado, 10h às 21h

Classificação: livre

Exposição Astronomia Política: entre eclipses e cometas

Quando: Terça a sexta-feira e domingo, 10h às 17h; sábado, 10h às 21h

Classificação: livre

Jogos do Conhecimento

Quando: Todos os sábados, 14h

Classificação: 10 anos

Observação noturna do céu

Quando: Todos os sábados, 19h às 21h

Classificação: livre

Observação do Sol

Quando: Todos os domingos, 11h às 13h

Classificação: livre

Oficina Marcas do Tempo

Quando: 03 de agosto, às 14h

Classificação: a partir de 06 anos

Sábado com Libras - Contação de Histórias: Diário de Bordo em Libras

Quando: 03 de agosto, às 14h

Classificação: livre

Percurso Caminhos do Movimento: força

Quando: 03 de agosto, às 18h15

Classificação: a partir de 06 anos

Percurso Caminhos do Movimento: ritmo

Quando: 04 de agosto, às 15h

Classificação: a partir de 06 anos

Café Controverso: Diálogos do Movimento

Quando: 10 de agosto, às 10h

Classificação: livre

Oficina Um Dia de Astronauta

Quando: 10 de agosto, às 14h

Classificação: a partir de 07 anos

Sábado com Libras - Visita acessível pela exposição Energia em Movimento

Quando: 10 de agosto, às 14h

Classificação: livre

Aula Aberta – Energia e Transição: o que há de movimento na política

Quando: 10 de agosto, às 15h

Classificação: a partir de 10 anos

Percurso Caminhos do Movimento: fluxo

Quando: 10 de agosto, às 18h15

Classificação: livre

Atividade Histórias da África de A a Z

Quando: 11 de agosto, às 15h

Classificação: livre

Oficina Quem sou eu? O patrimônio é você!

Quando: 17 de agosto, às 14h

Classificação: livre

Multiverso

Quando: 17 de agosto, às 17h

Classificação: livre

Contação de histórias Plutão: ser ou não ser?

Quando: 17 de agosto, às 19h15

Classificação: livre

Sábado com Libras - Observação do Sol e sessão do Planetário acessíveis em Libras

Quando: 18 de agosto, às 11h

Classificação: livre

Contação de Histórias nas Cosmogonias

Quando: 18 de agosto, às 15h

Classificação: livre

Oficina Vida fora da Terra?

Quando: 24 de agosto, às 14h

Classificação: livre

Sábado com Libras - Observação Noturna com Libras

Quando: 24 de agosto, às 19h

Classificação: livre

Atividade Contos da Lua

Quando: 24 de agosto, às 19h15

Classificação: livre

Exibição de documentário: Mulheres de Expressão

Quando: 25 de agosto, às 14h

Classificação: livre

Oficina 3, 2, 1… lançar foguete!

Quando: 31 de agosto, às 14h

Classificação: a partir de 08 anos

Café Controverso: Edição Especial Viver Bem

Quando: 31 de agosto, às 10h

Classificação: livre

Atividade Trilha do Conhecimento de Libras

Quando: 31 de agosto, às 10h

Classificação: livre

Percurso Caminhos do Movimento: latência

Quando: 31 de agosto, às 18h15

Classificação: a partir de 07 anos

___________________________________________________________________________

Centro Cultural Minas Tênis Clube:

Terça Insana – 18 anos: com Grace Gianoukas

Quando: 2 e 3 de agosto - Sexta e sábado, às 21h.

Setor I R$ 60 (inteira) e Setor II R$ 50 (meia) – até o dia 1º/8.

Setor I R$ 80 (inteira) e Setor II R$ 60 (inteira).

Classificação: 14 anos.

“Princesa Falalinda sem papas na língua” (Diversão em Cena ArcelorMittal)

Quando: 4 de agosto – Domingo, às 16h.

R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Classificação: livre.

Laura Catarina canta “Amor de pai - homenagem a Vander Lee”

Quando: 9 de agosto - Sexta-feira, às 20h30.

R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Classificação: livre.

Savassi Festival -

Tributo a Nina Simone - Ellen Oléria e Alma Thomas

Quando: 10 de agosto - Sábado, às 21h.

R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia).

Classificação: livre.

 

MPBaixinhos para todas as idades - (Diversão em Cena ArcelorMittal)

Quando: 11 de agosto – Domingo, às 16h.

R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Classificação: livre.

 

O Ministério da cidadania apresenta: Concertos Supergasbras

Trio Nobile

Quando: 13 de agosto - Terça-feira, às 20h30.

R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Classificação: 10 anos.

Ópera-Balé Suíte Capoeira

Quando: 14 de agosto - Quarta-feira, às 18h e às 20h30.

Ingresso gratuito a ser retirado na bilheteria do teatro duas horas antes do início de cada apresentação. Até dois ingressos por CPF.

Classificação: livre.

Elvis - The Concert

Quando: 17 de agosto - Sábado, às 21h.

R$120 (inteira) e R$60 (meia).

Classificação: livre.

 

O que você vai ser quando crescer? (Diversão em cena ArcelorMittal)

Quando: 18 de agosto – Domingo, às 16h.

R$ 22 (inteira) e R$ 11 (meia).

Classificação: livre.

 

Duca Leindecker - Solo

Quando: 22 de agosto – Quinta-feira, às 21h.

R$80 (inteira) R$40 (meia).

Classificação: livre.

Banho de Sol – Zula Cia. de Teatro

Quando: 23 de agosto - Sexta-feira, às 20h.

R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Classificação: 14 anos.

Pé de Moleque – “Minhas primeiras canções” (Diversão em Cena ArcelorMittal)

Quando: 25 de agosto – Domingo, às 16h.

R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Classificação: livre.

OutroEu – Show Encaixe

Quando: 30 de agosto - Sexta-feira, às 21h.

R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia).

Classificação: 12 anos.

LETRA EM CENA: COMO LER PAULO LEMINSKI

Palestrante: Tarso de Melo

Quando: 6 de agosto - terça-feira, às 19h.

Inscrições: sympla.com.br

Classificação: livre.

Entrada Franca (sujeito à lotação do espaço)

Lançamento do livro “Pergunte às letras”

Autor: Kleber Elian Auad e Omar Guimarães Moura.

22 de agosto (quinta-feira) – 19h às 21h.

Entrada franca e sujeita à lotação do espaço.

Lançamento do livro “Dias Felizes”, de Jeannette Dias Lima

Quando: 28 de agosto - Quarta-feira, às 19h às 21h.

Entrada franca e sujeita à lotação do espaço.

 

O outro lado da montanha” - Fotografias, de José Luiz Pederneiras

Quando: Até 21 de outubro - Terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.

Entrada: franca.
Classificação: livre.

Sarau Minas Tênis Clube 2019

Inscrições online: até 23/8 no site www.minastenisclube.com.br

Savassi Festival

Savassi Festival:

Ná Ozzetti – 40 anos de carreira

Quando: 16 de agosto - Sexta-feira, às 21h.

R$50 (inteira) e R$25 (meia).

Classificação: livre.

Jane Duboc canta Burt Bacharach

Quando: 24 de agosto - Sábado, às 21h.

R$80 (inteira) R$40 (meia).

Classificação: 12 anos.

_________________________________________________________________________________

MMGERDAU – Museu das Minas e do Metal

Ações educativas Fósseis: do mar à conquista da terra

Quando: Terça a sexta, das 13 às 17h30, e quintas, das 16 às 21 horas

 

Oficina – Fósseis: do mar à conquista da terra

Quando: 01 a 30 de agosto - Terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h

Oficina – Fósseis: os mistérios do mar que virou sertão

Quando: 01 a 30 de agosto - Terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h

 

Bate-papo: AGORA: entre o que fomos e o que podemos serMuseu das Minas

Quando: 01 de agosto – Quinta-feira, às 19h30

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

 

Ateliê 60+ - oficina de pintura - Gal Rosa

Quando: todas as terças, às 9h30

Entrada gratuita. Vagas limitadas.

 

Interseções entre arte, ciência e tecnologia – palestra com Pedro Veneroso

Quando: 8 de agosto – Quinta-feira, às 19h30

Entrada franca. Sujeito à lotação do espaço.

 

A infância na literatura brasileira – Roda de Conversa (Formação do Aldeia Jabuticaba – Uma Tarde no Museu - para educadores e demais interessados) - com Aldeia Jabuticaba

Quando: 8 de agosto – Quinta-feira, às 19h30

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

 

Palestra: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – com Márcia Magalhães e Leandro Guerra Martins

Quando: 13 de agosto – Terça-feira, às 13h e 14h30

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

 

Simpatias de Mãe - Contação de Histórias - com Madu Costa

Quando: 15 de agosto – Quinta-feira, às 19h30

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

O Patrimônio Imaterial e a festa na mesa: sociabilidade, rituais e alimentação – roda de conversa com IEPHA – Circuito Liberdade

Quando: 16 de agosto – Sexta-feira, das 14h às 17h

No mês em que se comemora o Dia do Patrimônio (19/08), o Circuito Liberdade, por meio do Iepha/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Histórico), realiza dentro da Semana do Dia do Patrimônio, uma roda de conversa no dia 16/08, das 14 às 17 horas, no MM Gerdau. Com a presença de mestras e cozinheiras, a ideia é discutir como a comida perpassa as manifestações religiosas registradas, discutindo sua função ritualística e a importância do acesso aos produtos. As comemorações do Dia do Patrimônio 2019 dialogam com os mais variados campos, buscando tanto a difusão do patrimônio culinário quanto a geração de reflexões teóricas e trocas de experiências e práticas, oficinas e outras formas de transmissão de ofícios, modos de fazer e receitas tradicionais. A mediação da conversa será de Carlos Felipe e os convidados são:

  • A quinta do angu e a distribuição de doces e licores, com Marília - Chapada do Norte
  • Quitandas e banquetes votivos, com Cida - Comunidade dos Arturos
  • O alimento à quem trabalha: a comida nas Folias, com Claudeci - Folia
  • A fumaça do fogão à lenha, com Mãe Efigênia - Manzo

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

 

Palestra: Vamos conversar sobre cidade sustentável? com Márcia Magalhães e Leandro Guerra Martins

Quando: 17 de agosto - Sábado, às 15h

Entrada gratuita, sem inscrições prévias. Sujeito à lotação do espaço.

 

LAB60+ Café – bate-papo: Longevidade

Quando: 20 de agosto - Terça-feira, às 18h30

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Bate-papo + gravação de podcast Cinema & Ciência – Animais Peçonhentos - Cinematório recebe Giselle Agostini Cotta

Quando: 22 de agosto – Quinta-feira, às 19h30

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

 

Ensaio Aberto: Boi Luzeiro

Quando: 29 de agosto – Quinta-feira, às 19h30

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

              

#60+ TECH – oficina de tecnologia para a terceira idade

Quando: 30 de agosto – Sexta-feira, às 09h30

Entrada gratuita, sem inscrições prévias. Vagas limitadas.

 

Exposição: Revisões Concretas Olavo Machado Neto e Zanini de Zanine

Quando: 30 de agosto a 30 de setembro - Horário de funcionamento do museu.

 

Uma Tarde no Museu – brincadeiras + música - Aldeia Jabuticaba

Quando: 31 de agosto - Sábado: das 14h às 17h30

14h às 16h30 – Circuito de parlendas: um percurso pelo museu, a partir de pontos sinalizados em um guia impresso que os visitantes receberão na recepção.

14h às 16h30 – Instalação de brincar “A infância na literatura brasileira”: objetos e brinquedos que remetem à presença da cultura da infância e das crianças em grandes obras de autores brasileiros – Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, Manoel de Barros, Cora Coralina, Fernando Sabino, entre outros.

16h30 – Histórias musicadas – com Amanda e Bernardo. O músico e a contadora de histórias, ambos educadores waldorf, irão contar e cantar contos infantis presentes na literatura brasileira.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

_________________________________________________________________________________

CCBB-BH

Exposição:

Paul Klee

Quando: 28 de agosto até 18 de novembro - Quarta a segunda, das 10h às 22h (fechado às terças-feiras)

Entrada franca.

Ingressos disponíveis em eventim.com.br

Classificação livre

 

Artes Cênicas:

Avenida Lenox

Quando: 01 a 04 de agosto - Quinta a domingo, às 20h

Local: Teatro I

Classificação livre

Duração: 60 minutos

Ingressos: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia)

 

Nastácia

Quando: 09 de agosto a 09 setembro - Sexta a segunda, às 19h

Local: Teatro II

Classificação: 16 anos

Duração: 80 minutos

Ingressos: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia)

 

Música:

SAVASSI FESTIVAL 2019

Quando: 05 a 11 de agosto – Segunda a domingo

Local: Teatro I e Café Com Letras

Classificação: Livre

Ingressos: R$25,00 (inteira) e R$12,50 (meia)

 

XIX PRÊMIO BDMG INSTRUMENTAL

Quando: 21 de agosto – Quarta-feira, às 20h

Local: Teatro I

Classificação livre

Duração: 1h20

Ingressos: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia)

IDEIAS:

UFMG TALKS: INTELIGÊCIA ARTIFICIAL – DA FICÇÃO CIENTÍFICA AO COTIDIANO

Quando: 12 de agosto – Segunda-feira, às 19h

Local: Teatro I

Classificação: 12 anos

Duração: 60 min

Ingressos gratuitos. Senhas distribuídas 1h antes do início do evento.

 

IV PRIMAVERA LITERÁRIA

Quando: 15 a 18 de agosto – Quinta a domingo, das 10h às 22h

Local: Pátio, térreo e sala 206

Classificação livre

Duração: 10h às 22h

Ingressos: gratuitos conforme lotação dos espaços

EDUCATIVO:

PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO

As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Visitas Educativas Agendadas:

Quando: Segundas, quartas, quintas e sextas

Duração: 1h ou 1h30                            

As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, acolhendo os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais. No momento do agendamento, é possível escolher entre opções de visitas à exposição, acrescidas de prática de ateliê, ou visita patrimonial. Consulte os horários disponíveis para visitas em Libras.

E-mail para agendamento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Visitas Mediadas:

Quando: Quarta a segunda, às 11 e 18 horas - Duração: 1h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Visitas Mediadas em Libras:

Quando: Aos domingos e sextas às 18 horas, quintas às 16 horas - Duração: 30’

Lugar de Criação:

Quando: Aos sábados, domingos e feriados em dois horários: 11 e 15 horas - Duração: 2h

Lugar de Criação em Libras:

Quando: Aos domingos, às 17 horas - Duração: 1h

ATIVIDADE EXTRA - DIA DOS PAIS - CONSTRUÇÃO DE AUTÔMATOS

Com Agnaldo Pinho

Quando: 04 de agosto - Domingo, às 11 horas - Duração: 2h

Inscrições em www.ccbbeducativo.com

 

TRANSVERSALIDADES - UMA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO GOSTO COMO EXPRESSÃO DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO ALIMENTAR

Com Carolina Figueira

Quando: 14 de agosto- Quarta-feira, às 19 horas - Duração: 2 horas

Inscrições em www.ccbbeducativo.com

 

COM A PALAVRA - Especial Aniversário do CCBB

Com Eneida Bretas e Carlos Nagib

Quando: 24 de agosto - Sábado, às 16 horas - Duração: 2 horas

 

MÚLTIPLO ANCESTRAL

Com Trem Tan Tan

Quando: 31 de agosto - Sábado, às 11 horas - Duração: 2 horas

__________________________________________________________________________________

CASA FIAT DE CULTURA:

Exposição:

Beleza em Movimento - ícones do design italiano

Quando: 13 de agosto a 3 de novembro - Horário de funcionamento do museu.

Palestras:

Design de carros | 5 ícones do design italiano do século XX

Quando: 13 de agosto - Terça-feira, das 19h30 às 21h

Espaço multiuso

Boccioni - O artista e seu impacto no Futurismo

Quando: 21 de agosto – Quarta-feira, das 19h30 às 21h

Espaço multiuso

Música na Capela:

Quarteto Horizonte: Uma jornada pela música do cinema italiano

Quando: 25 de agosto – Domingo, das 11h às 12h

Capela Santana - Jardins da casa fiat de cultura

Quartas Italianas : Leonardo da Vinci - O enigma revelado da Monna Lisa

Quando: 28 de agosto – Quarta-feira, das 19h30 às 21h

Espaço multiuso

Experimentação e Patrimônio:

Ateliê Aberto | Objetos Ópticos: Papel em movimento

Quando: 17 de agosto a 1 de setembro – das 10h30 e 14h

Sábados e domingos

Espaço ateliê

Dia do Patrimônio Cultural – Cozinha e Cultura Alimentar

Quando: 18 de agosto – Domingo, das 10h às 12h

Jardins da Casa Fiat de cultura

A gastronomia mineira é o tema deste encontro que celebra o Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro (17/08). A partir das histórias que envolvem uma das receitas mais tradicionais de Minas, o pastel de angu, o público conhecerá sua importância como expressão cultural e poderá degustar esta iguaria que é destaque na cozinha mineira.

Inscrições gratuitas pela Sympla.

FORMAÇÃO:

Curso Teórico - Introdução à História da Arte no Brasil

Quando: Terças e quintas durante os meses de setembro, outubro e novembro – das 19h às 21h.

Curso Prático - Introdução à encadernação artística

Quando: Quartas e sextas durante os meses de setembro, outubro e novembro – das 19h às 21h.

Minicurso - História do automóvel, uma paixão que atravessa o século XX

Quando: 27, 28 e 29 de agosto, das 19h às 21h

__________________________________________________________________________________

Memorial Minas Gerais Vale:

Orquestra Ouro Preto apresenta: Mulheres na música, com Luísa Mitre Quinteto

Quando: 01 de agosto – Quinta-feira, às 19h

Bordado Opus Anglicaum: Uma Experiência de Conhecimento e Prática.

Quando: 08 de agosto – Quinta-feira, às 19h

Exposição: Até aqui, de Ariel Ferreira

Quando: 08 de agosto - Horário de funcionamento do museu

Show Octavio Cardozzo

Quando: 10 de agosto - Sábado, às 15h

Exposição: Bordado em Memórias

Quando: 10 de agosto a 03 de novembro - Horário de funcionamento do museu

Exposição: Alimentícios, de Inês Rabelo

Quando: 13 a 31 de agosto - Horário de funcionamento do museu

Dia do Patrimônio Cultural – Mesa 2 - História e Experiências da Patrimonialização da Cultura Alimentar Ibero-América

Quando: 15 de agosto – Quinta-feira, às 18h30

Palestra – Saberes sobre Plantas Medicinais: Patrimônio Imaterial Brasileiro

Quando: 17 de agosto - Sábado, às 10h30

Shima convida Agnes Farkasvolgyi – Perfomance com a instalação, Casa das Farinhas

Quando: 17 de agosto - Sábado, às 14h

Coral Jovem, Sesc

Quando: 22 de agosto – Quinta-feira, às 19h30

FAVELA - Formação e Potencialidades, com Francis Santos, Josemeire Alves Pereira e Lisandra Mara Silva

Quando: 24 de agosto - Sábado, às 10h

Apresentação do espetáculo João-de-Barros

Quando: 25 de agosto - Domingo, às 11h

Show Sagração - Chico Lobo convida Sergio Rabello e Leíse Renhe

Quando: 29 de agosto – Quinta-feira, às 19h

Retrato Brasileiro – Show de Lançamento do EP Suítes Brasileiras

Quando: 31 de agosto - Sábado, às 15h

Exposição: Olhos do Papagaio

Quando: 16 de maio a 02 de outubro - Horário de funcionamento do museu

Encontro com Educadores

Quando: 20 e 21 de agosto – 20/08, das 9h às 11h; 21/08, das 14h às 16h

O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale realiza mensalmente o Encontro entre Educadores, voltado aos profissionais das instituições que visitam o espaço com seus alunos e também aos educadores que tenham interesse em conhecer o trabalho do Educativo. A proposta é ampliar a discussão da relação/cultura e escola/museu e propor novos diálogos. Inscrições gratuitas pelo telefone: (31) 3343-7317

Diálogos com novos pesquisadores

Quando: 21 de agosto – Quarta-feira, das 12h30 às 13h30

Experiências no Memorial

Quando: Nos finais de semana - Horário de funcionamento do museu

  • Atividades:
  • A fazenda mineira: Aos sábados, das 14h às 16h
  • Ação Educativa – Ariel Ferreira: Horários na recepção do museu
  • Visita com o Kit da Trilha da Infância
  • Sessões dialogadas: Aos sábados, às 14h e 15h/ Domingos, às 11h, 12h, 14h e 14h30

__________________________________________________________________________________

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Exposição: Moda e Economia Mineira - Projeta Minas/50 anos da Coleção Mineiriana

Quando: 1o de julho a 31 de agosto - Horário de funcionamento do espaço

Lançamento de Livro - Inevitáveis, de Miquéias Maia

Quando: 3 de agosto - Sábado, às 9h

Informações: Ricardo Girundi – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (31) 3269-1204

Tempo Para Ler – Texto de Mário Quintana

Quando: 6 de agosto - Terça-feira, às 14h

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (31) 3269-1218 / WhatsApp: (31) 98675-0251

Exposição: Dia do Patrimônio Cultural – Cozinha e Cultura Alimentar

Quando: 12 a 18 de agosto - Horário: 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados de 8h às 12h

Contato: Ricardo Girundi – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (31) 3269-1204

Espetáculo de Contação de Histórias “Sawubona”

Quando: 17 de agosto - Sábado, às 10h

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (31) 3269-1220 / (31) 3269-1223

Tempo Para Ler – Texto de Autor a Ser Definido

Quando: 20 de agosto - Terça-feira, às 14h

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (31) 3269-1218 / WhatsApp: (31) 98675-0251

5º Exposição do Edital de Ocupação: Leonora Lobo Weissmann Serpa de Andrade

Quando: 21 de agosto a 28 de setembro - Horário: 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados de 8h às 12h

Contato: Ricardo Girundi – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (31) 3269-1204

Clube de Leitura - Discussão do Livro: O velho e o mar, de Ernest Hemingway

Quando: 31 de agosto - Sábado, às 9h

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (31) 3269-1218 / WhatsApp: (31) 98675-0251

Lançamento do Livro: Poema Estéril do Amor e da Guerra – Voltei Formiga, de Mauro Brandão

Quando: 31 de agosto - Sábado, às 9h

Informações: Ricardo Girundi – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (31) 3269-1204

__________________________________________________________________________

 

 

0
0
0
s2smodern
powered by social2s