MMGerdau foto informacoes
Do Ferro ao Ouro, Manganês, Zinco, Nióbio, Calcário, Grafita e Bauxita! Diamante, pedras preciosas e um mundo mineral sobre os nossos pés! Minas Gerais. Um Estado que traz suas riquezas no nome, na história, na economia e na identidade do seu povo! O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade, apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 18 áreas expositivas,estão 44 atrações que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. Um museu de ciência e tecnologia, no Prédio Rosa da Praça da Liberdade, inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a museografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

Térreo - Piso Liberdade
O hall de entrada e a escadaria de forjaria alemã nos revelam a beleza do Prédio Rosa. Para conhecer mais sobre este edifício de 1897, assista à atração “História do Prédio”. A “Matéria-Prima” nos conta de onde viemos e do que somos feitos: uma viagem há bilhões de anos! Na Praça de Convivência, os serviços de Café e Loja, o Espaço Gerdau e a Druza de Quartzo, a maior e mais pesada amostra do acervo mineral.

1º andar - Minas
As principais minas do Estado estão representadas neste andar, com personagens que contam histórias das Minas Gerais. Já pensou em dar um passeio até as profundezas de uma mina de ouro na companhia de Dom Pedro II? O Mapa das Minas revela onde encontrar nossas riquezas. Parte delas está em um inventário com mais de 400 amostras minerais.

2º andar - Metal
A importância do metal para a humanidade, seu uso e a evolução de suas aplicações. Neste andar, forme compostos químicos na tabela periódica interativa e suba em uma balança para medir a quantidade de substâncias minerais em seu corpo. Conheça do Professor Mendeleev e as Janelas para o Mundo e saia do Museu com a Língua Afiada.

Endereço
Praça da Liberdade, s/nº - Prédio Rosa - Funcionários.
Belo Horizonte - MG/Brasil
Fone: (31) 3516.7200

Funcionamento
Terça a domingo, das 12 às 18 horas. Quintas-feiras, das 12 às 22 horas. Na última terça-feira do mês, excepcionalmente, das 12 às 17 horas.
Entrada Franca

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.mmgerdau.org.br

0
0
0
s2smodern
powered by social2s